sábado, agosto 05, 2006

Últimas intenções de voto

Algumas breves observações sobre a última sondagem da Sic/Expresso:

- Apesar da borrada nos exames o PS continua com maioria clara (44,6%), tal como a esquerda que apesar da ligeira queda do Bloco (6,5%) e da CDU (7,7%) mantém-se maioritária.

- A direita fica-se pelos 37,5%. Pouco... muito pouco... se atendermos que consideram que este governo tem tido uma actuação péssima, e que é esta a opinião popular.

– Ao nível do desempenho individual o consensual cargo do presidente assim se mantém, apesar de valores inferiores aos dos presidentes anteriores.

– O caso de Sócrates é interessantíssimo. Mantém-se com valores muito bons, perto dos 60%. Bastante superiores aos do governo, que rondam os 38%.

- Na oposição Louçã, e Marques Mendes são os líderes com as melhores actuações, mesmo assim abaixo da do governo.

- Conclusão a tirar, e que se manterá certamente após as férias, mesmo com alguns erros recentes, e com as alterações ministeriais a acção governativa tem sido compreendida e aceite. Sendo a figura de Sócrates, por vezes muito contestada no vox populi de café, um dos pilares para tal facto.

Mas atenção... uma eventual tomada de posição no conflito do Líbano que se aproxime muito da corrente de opinião do eixo americano-britânico poderá claramente por estes resultados em causa.

Sem comentários: