segunda-feira, setembro 17, 2007

Grupo excursionista Vai Tu

um pouco de história graças a um outro blog (http://smartopedia.blogspot.com):

No início do século XX, o Estado Português decidiu responder favoravelmente ao apelo de milhares de mancebos que, dadas as suas fracas posses, não tinham hipóteses de fazer férias no estrangeiro. Invocando a tradição das grandes excursões portuguesas, como as viagens à Índia para os finalistas do curso de navegação do Infante D, Henrique e, sobretudo a ilustre passeata a Marrocos para comprar «chocolate» de El-Rei D. Sebastião, Portugal decidiu organizar uma grande excursão às terras de França.

Os preparativos iniciaram-se em 1912, mas, dada a grande afluência de interessados, só em 1915 foi possível enviar os primeiros excursionistas para França. Infelizmente, a organização não contava que nessa altura já estivesse em curso o grande festival Franco-Anglo-Germânico, que ficou para a história como 1ª Guerra Mundial e que foi o precursor dos Festivais da Eurovisão e dos Jogos Pan-Europeus. Demonstrando grande presença de espírito, os organizadores rapidamente inscreveram os excursionistas em diversas actividades do dito festival. Apesar de desdenhados pelos outros concorrentes, os portugueses tomaram-se de brios e brilharam em todas as provas em que participaram. O auge da participação portuguesa deu-se em 1917 na Grande Mostra de Fogos de Artifício e Gases Tóxicos de La Lys, após a qual os sobreviventes foram recolhidos pelos concorrentes, roídos de inveja, e devolvidos à pátria ditosa.

Em 1948, um grupo de ex-participantes viria a fundar o Grupo Excursionista Vai Tu, cuja sede se encontra ainda hoje na Rua da Bica de Duarte Belo, em Lisboa.
Em 2004, durante o Europeu o grupo Vai Tu recebe pela primeira vez a minha pessoa... a amizade vai-se criando... e torno-me sócio em 04/03/2007.

Sem comentários: