domingo, junho 08, 2008

o Euro por cá

A minha baixa médica permite-me acompanhar TODO o Euro 2008 por isso procurarei fazer aqui alguns breves comentários a todos os jogos do torneio.

Grupo A

Suiça - Rep.Checa 0-1
Grandes expectativas para o primeiro jogo do Euro 2008 e para ver os dois adversários de Portugal em campo, sobretudo a Rep. Checa que trazia como cartão de visita o primeiro lugar no grupo de apuramento à frente da Alemanha e indicações de um futebol bem praticado.
Todavia neste jogo houve sempre mais Suiça. E houve muito Cech para quando havia pouca defesa checa. O futebol checo é muito afunilado e não tem estratégia para lá de de meter as bolas em Koller. Na Suiça realce sobretudo para Frei que não cuspiu desta vez mas também já foi para casa, lesionado, mas sobretudo para o médio Behrami . Mas como o futebol não segue lógica... A Rep. Checa lá marcou um golo num lance de insistência após um canto e depois foi ver a malha suiça apertar sem resultados (excepto os dois penaltys por marcar contra checos). Vitória justa? O futebol é mesmo simples... que marca...

Portugal - Turquia 2-0
Portugal entrou pressionante e compacto mas sem concretizar em muitos lances de perigo, sobretudo devido ao facto de a Turquia fazer fechar-se em duas linhas mais defensivas. O perigo só podia mesmo surgir de bolas paradas (Simão de livre por cima, Ronaldo de livre atira ao poste e um golo mal-anulado a Pepe após canto). Ao intervalo aceitava-se o empate. A segunda parte começa com um Portugal muito ofensivo e as jogadas de perigo aumentam. Nuno Gomes atira ao poste após lance de Simão, que deveria dar vermelho para o jogador turco, e sobretudo registo para a tabelinha a isolar Pepe que finaliza uma excelente arrancada do luso-brasileiro. Festa total. Após o golo o jogo abriu com lances de ataque para ambos os lados e ficava a ideia que apesar de Portugal estar em vantagem o seu fio de jogo estava pouco racional. As substituições vieram trazer mais calma e sobretudo trouxeram a campo Meireles que marcou o segundo nos descontos após arrancada de Ronaldo e assistência primorosa de Moutinho.
Conclusões: O central Pepe fez um grandíssimo jogo, tal como Moutinho... e com mais horas de jogo este Portugal pode bem tornar-se o melhor em termos de qualidade de jogo das últimas fases finais.

Sem comentários: