segunda-feira, outubro 27, 2008

Leilão!

Este é um leilão pouco vulgar, pelo que se justifica esta breve apresentação.
O João (João Manuel Barreto Pereira Gomes, de seu nome completo) deixou-nos no passado mês de Junho, após mais de uma década de luta corajosa contra a doença que acabou por o vitimar.

Ocupou-se, nas últimas semanas de vida, a preparar – com uma notável tranquilidade e lucidez – o destino a dar aos seus haveres. Decidiu-se por designar quatro instituições (a AMI, a Médicos do Mundo, a Acreditar e a Casa Sol) como suas herdeiras, determinando que os seus bens deveriam ser vendidos em hasta pública, revertendo o seu produto para aquelas instituições sob a forma de donativo.
Esta a razão de ser deste leilão, a cuja organização se associam as associações, familiares e amigos do João.
O que está em causa são objectos de um professor de artes visuais, que cultivava o gosto pelas artes e pela música. Nenhuma fortuna, portanto. O que nos propôs é esta forma de ajudar os outros através de donativos às associações por ele escolhidas.
O valor das peças é muito variável. Ajusta-se, por isso, a todas as bolsas. Especialmente nesta época de Natal.
Contamos com todos para divulgar esta iniciativa!

As regras simples para o decorrer do leilão são as seguintes:
1. Qualquer pessoa pode participar no leilão, fazendo as suas ofertas e indicando nome e contacto.
2. As peças a leiloar estão organizadas por lotes, identificados por um número de referência, com um preço base de licitação e lance estabelecidos.
3. As peças estão em exposição na morada R. Conselheiro Martins Carvalho, nº 7 – 3.º Esq., em Lisboa (a casa do João), onde podem ser vistos no seguinte horário:
- 3ª a 6ª feiras, das 17 às 20 horas - Sábados, das 15 às 20 horas
4. As ofertas podem ser efectuadas entre os dias 4 e 15 de Novembro, no local de exposição (nos horários definidos) ou por email leilaojoaogomes@gmail.com
5. Diariamente, são actualizadas em lista disponível na morada referida e no blog http://leilaojoaogomes.blogspot.com/ as melhores ofertas. Assim cada um pode acompanhar a situação da suas ofertas, verificando se se mantém ou se foram ultrapassadas.
6. Qualquer pessoa pode licitar quantas vezes quiser, até às 20 horas da data limite (o dia 15 de Novembro).
7. Após a hora marcada para o encerramento do período de licitação, será comunicado a todos os interessados o resultado do leilão.
8. As pessoas que fizeram as melhores ofertas assumem a responsabilidade de, no prazo de uma semana, procederem aos pagamentos e levantamentos respectivos, sendo de sua inteira responsabilidade as eventuais despesas com o seu transporte. Caso não o faça no prazo definido, o bem será atribuído a quem fizer a oferta imediatamente inferior.
9. Para este efeito, mantém-se o horário definido no ponto 3.
10. Os pagamentos serão preferencialmente efectuados em cheque (à ordem de João Manuel Barreto Gomes) ou, em alternativa, em dinheiro.

O balanço final do leilão e as suas contas serão apresentados no blog http://leilaojoaogomes.blogspot.com/, bem como às associações beneficiárias.

Sem comentários: