terça-feira, dezembro 16, 2008

outra boa notícia do outro lado do mar...

O Presidente eleito norte-americano Barack Obama anunciou ontem à noite que escolheu o Prémio Nobel da Física Steven Chu, um defensor das energias renováveis e alternativas, para ocupar o lugar de secretário de Estado da Energia.

Steven Chu, 60 anos, filho de imigrantes chineses que frequentou a Universidade de Stanford na Califórnia, foi homenageado com o Nobel da Física em 1997 pelos seus trabalhos sobre os “métodos de arrefecimento e captura de átomos por laser”.

É director do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley desde 2004 e especializou-se no estudo das alterações climáticas. O site do laboratório descreve-o como “um defensor de longa data da investigação sobre soluções científicas para as alterações climáticas”.

“Nos próximos anos, as escolhas que faremos vão ajudar-nos a determinar que tipo de país e de mundo vamos deixar aos nossos filhos e netos”, declarou Obama, insistindo no facto de que os problemas estão “ligados à nossa dependência do petróleo”.

“Para controlar o seu destino, a América deve desenvolver novas fontes de energia e novas maneiras” de consumir essa energia, acrescentou. “Este não é apenas um desafio para o Governo, mas sim um desafio para todos nós”.

in Público, 15 XII 2008

Sem comentários: