segunda-feira, outubro 26, 2009

@ DocLisboa 09

Fortress – Filme de qualidade sobre um centro de acolhimento na Suiça. Alguns bons planos mas sobretudo com momentos de grande emoção. Importante para quem não imagina como ocorre um processo de pedido de asilo.

Thorn in the heart – A mais recente obra de Gondry é um interessante trabalho sobre a sua tia-avó. Mostra ainda um retrato muito pessoal da França profunda da segunda metade do século XX pelos olhos de uma antiga professora. Destaque para as passagens de comboio entre capítulos.

Saravah – Um belo passeio aos primeiros anos de alguns nomes de referência da música popular brasileira como Baden Powell ou Maria Bethania. Um verdadeiro “musical” no verdadeiro sentido do termo. Sinal menos para o som... que num filme sobre música até faz alguma diferença.

Shirin – Mais um filme de Kiarostami como exemplo do experimentalismo. Depois do “10” apresenta-nos mais um filme com o plano frontal. Choca. Incomoda ver alguém a ver. O texto da peça que acompanha o filme é genial. A ideia do filme também. Mas é realmente um filme duro. E fisicamente também o é... ver post sobre filme (link)

Paredes Meias – Documentário brilhante sobre arquitectura. Perdido do circuito comercial tive agora a possibilidade de reencontra-lo. Fabuloso o contributo de Siza Viera para o 25 de Abril através da arquitectura e impressionante a forma como se acompanha o nosso Portugal a estragar este projecto arquitectónica tal como fez ruir a palavra “sonho” do imaginário global... ver post sobre filme (link)

Other song – A ideia até podia ser muito boa. Mas, na realidade, eu fiquei muito longe dela. Foi apenas comprido e chato. AnOther doc, please...

Equilíbrio justo – Pequena curta portuguesa bastante curiosa. O branco rebentado na fotografia que me apaixonou compensou alguma falta de ideias. Uma ideia original mas sem dúvida que faltou o golpe de asa.

Capitalism: a love story – No novo filme de Moore more do mesmo. Pela positiva. Um conjunto de pormenores geniais tirados do youtube - cat flushing toilet (link) ou cleveland song (link). Provavelmente o melhor Moore... ver post sobre filme (link)

Garrincha, Alegria do Povo – Um clássico do cinema brasileiro sobre o que é para muitos realmente o melhor jogador brasileiro de sempre. Infelizmente o documentário parece-me que não conseguiu fintar este João aqui... Faltaram mais pormenores sobre o Garrincha. Soube a pouco. Faltou futebol...

Sem comentários: