quarta-feira, novembro 04, 2009

amigos na berra

A Xukebox, o blog destacado esta semana pelo Cotonete, nasceu em Março de 2008 mas só começou a tocar em Outubro desse ano. Os fundadores são dois irmãos, Mariana e R2D2, que, «no meio de muita discussão, atritos e desventuras, apaziguam-se na paixão mútua pela música». Respondendo na terceira pessoa do plural, a dupla explica que «a música fez parte da educação de ambos e a diferença de idades (nove anos) permitiu uma diversificação ainda maior de influências».


Justamente como referências, apontam a música «desde os anos 60 que lhes vem dos pais, até ao punk rock dos anos 70, passando pelas incursões electrónicas dos 80 até ao grunge dos 90». Gostam «da interacção e da partilha de gostos» e, por isso, criaram a "Guest Box", uma rubrica «onde convidam outros bloggers para participarem» e contam ainda com «a participação de um autor convidado (Anónimo) com rubrica permanente». O objectivo último passa pela «divulgação de novos talentos, consagração dos clássicos preferidos e partilha de opiniões», explicam.


Outra das atracções da Xukebox é, além de «lançar uma música por dia» na "Song for Today", servir de «agenda, com críticas dos concertos a que nós próprios assistimos, na rubrica "been there done that"». Com uma média diária de 50 visitas, o blog leva cerca de uma hora por dia a ser actualizado. No entanto, «a investigação por trás é muita e constante»: «a proliferação de novas bandas é abundante, o que torna necessária uma selecção cuidada do que gostamos e queremos divulgar», acrescentam.


Com uma das metades da dupla a trabalhar na área da comunicação e a outra como empresário, a Xukebox tem, à semelhança de outros blogs, «um cunho pessoal e mais intimista do que qualquer revista ou jornal», baseando-se em «gostos e experiências pessoais». A margem de evolução «pode ser muito grande desde que o nível de qualidade seja sempre elevado».


Apoiada no blog e no «bom feedback» que vai recebendo, a dupla já promoveu duas festas num bar em Santos (Ko-Zee), onde foram os responsáveis pela selecção musical e pelo Djing. «A ideia surgiu exactamente por haver poucos espaços em Lisboa que passem a música que nós damos a conhecer no blog», contam. E concluem: «tivemos boa aceitação e pretendemos continuar a fazê-las com maior frequência para tentar instituir a noite "Xukebox Session" e, quem sabe, torná-la mítica». Para já, a Xukebox pode ser "ouvida" dia e noite neste link.

Hélder Gomes in Cotonete

1 comentário:

Mariana disse...

Ainda não tão famosa como alguns amigos, mas muito agradecida:)! Agora vou só ali fazer o tpc que me passaste!