sábado, agosto 18, 2012

Convocatória de 9 de Março de 1905 em papel da Farmácia Franco

 
O Diogo Gomes enviou-me [Ricardo do Ontem vi-te no Estádio da Luz] uma fotografia que me emocionou muito. É uma convocatória de um membro da Direcção para um jogador do clube. Não sei expressar a alegria de poder ter contactado com isto. É uma pérola, um pedaço de História do Benfica que se manteve, pelo menos no registo fotográfico, até aos dias de hoje e que quero compartilhar convosco. E diz o seguinte:

«Grupo Sport Lisboa

9-3-905 às 6h.t.

Caro amigo,

Domingo 12 do corrente match com Gilman Football Club no Campo da Charneca (Lumiar).

Deves estar antes das 10h.m. no Café Gelo - ponto de reunião com nossos jogadores.

Escusas de vir a Belém, pois tudo que estiver nosso quarto vae dentro de 1 mala grande para Lisbôa.

Não faltes! Sê pontual.

Traze calção branco e meia alta.

Lê Século ou Notícias de 10 ou 11 do corrente secção de Sport pelo nosso Captain.

(Emilio pede-te que não faltes, pois podes ter que entrar em match)»

A convocatória é feita num papel com os símbolos e nomes da Pharmacia e Drogaria Franco, Filhos - Conde do Restelo & Cª. À esquerda tem uma lista dos vários produtos do estabelecimento - "Especialidades Pharmaceuticas, privilégio exclusivo":

«- VINHO NUTRITIVO DE CARNE - autorizado pelo governo e aprovado pela Junta Consultiva de Saúde Pública de Portugal, e Inspectoria Geral de Hygiene da República dos Estados Unidos do Brazil. É muito digestivo, fortificante e reconstituinte. Um calix d´este vinho representa um bom bife.

- VINHO NUTRITIVO DE CARNE - com lacto phosphato de cal. Muito util no tratamento das escrofulas, rachitismo, nas doenças de peito e na physica pulmonar

- contra a tosse XAROPE PEITORAL JAMES. Unico legalmente autorisado pelo Conselho de Saude Publica, ensaiado e approvado nos hospitaes, e tambem approvado pela Inspectoria Geral da Hygiene da referida Republica

- contra a debilidade FARINHA PEITORAL FERRUGINOSA. Util no tratamento de todas as doenças nas affecções caracteristicas de fraqueza geral e inacção dos orgãos. Augmenta as forças dos individuos debilitados e excita o appetitde de um modo extraordinario.

- AGUAS MINERAES - nacionais e estrangeiras

- DROGAS - productos chimicos e pharmaceuticos; Instrumentos cirurgicos; sabonetes medicinaes; Tintas, vernizes; Perfumarias, etc., etc.»

No fim: «Remette-se promptamente pelo correio qualquer pedido em fracções de 3 Kilos»

Sem comentários: