sexta-feira, outubro 26, 2012

a revolução vai passar... no cinema

How to film a Revolution – Não diria método científico, mas é óbvio que o objectivo desta curta é passar um x número de regras sobre como filmar a revolução (ou pelo menos as manifestações). São 5 práticas baseadas em estratégias policiais, são procedimentos necessários para compensar algumas mentiras que são repetidas na comunicação social oficial. 

Artigo 45º - Parece que este documentário não respeitou as anteriores sugestões de filmagem. Apresenta-nos um olhar inocente. Simples. Como é simples e inocente acreditar que respeitam o artigo 45º. Esse é o primeiro ponto deste documentário: não há liberdade de reunir nas ruas, é sempre necessário avisar o governo civil. E depois temos o descontrolo… O Chiado a ferro e fogo. Na realidade, houve pouco fogo e muito ferro… das cadeiras esvoaçantes. E podemos ver uma reacção violenta da polícia, algo que não repetiu nas mais recentes. 

Thanassis / A Greek DOGumentary – Vivemos num mundo de cão, dizem. Vejamos então o mundo pelos olhos de um velho cão. Humor q.b. e, sobretudo, uma deliciosa provocação ao registo mais convencional dos documentários sobre a crise. O resultado? Uma viagem ao mundo do caos grego. 

Los Desnudos – «Ficámos só pele e osso. A crise despiu-nos. A todos.» Poderiam facilmente ser frases ouvidas no dia-a-dia mas é mais do que isso, é o ponto de partida para esta curta. Esta é a história de alguns pobres agricultores que viram as suas terras ser nacionalizadas e vêem-se abandonados. A solução? Manifestarem-se como se sentem: Nus. O final é feliz, garanto. E sem malicia. 

 Ja arriba el Temps de remenar les Cireres - Bolsa de Barcelona. Local pouco habitual para mostrar a revolta, pelo menos no nosso país, mas coerente, pois são dos principais culpados da crise. 

25S Crónica 25 Septiembre 2012 / 25S Intimidación y Denuncia a Prensa / Desmontando Mentiras. Manifestación 22 Septiembre 2012 – Violência policial ou apenas excessos? Verdades ou mentiras na comunicação social? Uma certeza: a polícia espanhola é dura. Muito dura. Vêem-se e revêem-se imagens que marcaram o ultimo ano. Não é um documentário realizado, são «brutos» verdadeiramente violentos. 

Gravity Hill Newsreels: Occupy Wall Street – Tal como no caso anterior, apresentam-nos curtas pessoais e pujantes. Mas podia ser um pouco mais…

Sem comentários: