domingo, outubro 21, 2012

CInema experimental

Moving Stories - «Provost volta a jogar com a gramática e os códigos do cinema (de Hollywood). Com um número limitado de imagens, uma banda sonora absorvente e uma narrativa mínima, tenta estimular a imaginação dos espectadores ao máximo. Um curto estudo do poder dramático e narrativo do som e do diálogo fora de campo que prova que ele é um manipulador do jargão cinematográfico.» Esta era sinopse da curta... Palhaçada. De texto. Mas, sobretudo, de filme. Nem sei o que diga. Se fossem mas era experimentar o #&///%7(#

Inquire Within - Experimental. Exercício. Escolhas. 4 minutos. Um primeiro passo para...

Hollywood Movie - Experimental. Exercício. Sem escolhas. Muito humor. Uma delícia de curta. Como é fácil (embora trabalhoso) criar ou recriar. Deleite simples e um elogio fácil.

Free Radicals: a History of Experimental Film - A viagem ao mundo do experimentalismo. No cinema. Um trajecto linear sem ser sempre cronológico. Lógica e explicação num mundo e linguagem que podem não ser facilmente compreendidos. Foi bom. Não excelente. Algumas passagens curiosas, outras não, mas, sobretudo uma vontade respeitada: passar a mensagem sobre uma forma diferente de fazer cinema, um olhar (múltiplo) que não sendo maioritário tem mil e um adeptos e influenciou muitos artistas e correntes. Um boa escolha (finalmente!)

Sem comentários: